Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Cinema, uma paixão

Aahhh o cinema... com todo seu encanto e magia me fascinam. É incrível a capacidade dos filmes de te transportarem a qualquer lugar ou dimensão, sem ao menos precisar fazer muito esforço.

Cada narrativa contada, drama sofrido, cada história de amor vivida, aventura desbravada, cada terror de não deixar dormir à noite, comédia de fazer chorar de tanto rir, enfim, cada história te toca de um jeito diferente, te ensina e inspira a ver as coisas com um outro olhar. Atrevo-me a dizer que o cinema é uma máquina incrível, capaz de fazer o mais remoto de nossos desejos e sonhos se tornarem realidade.




Cena clássica, meus caros. Clássica!

Gosto muito de cinema, mas não o brasileiro; o Brasil tem muito o que aprender ainda sobre como se fazer um bom filme. O nosso mau é querer retratar sempre a realidade, entende o que eu digo? Tipo "Cidade de Deus", "Tropa de Elite", "Última Parada 174" e outros... de real já basta o mundo onde vivemos. Já vemos tanta violência todo dia nas ruas e noticiários e quando vamos assistir um filme num momento de distração e/ou lazer, não será mais violência que queremos assistir. Não estou generalizando dizendo que todos são assim (mas uma grande parcela são), tem alguns filmes brasileiros que são, de fato, excelentes, como por exemplo "Divã", "Se Eu Fosse Você" (só o primeiro), "Central do Brasil", dentre outros.

Já o cinema estado-unidense, vulgo americano - rs, tem obras cinematográficas incríveis, na minha humilde opinião. O tempo que o Brasil perdia e perde fazendo novelas, os Estados Unidos fazem FILMES. Mas você pode se perguntar: ambos não são a mesma porcaria?! E eu respondo: definitivamente não. Filmes são obras únicas; novelas são basicamente sempre a mesma coisa; filmes são ágeis e objetivos; novelas levam (enrolam) meses. Mas chega, essa foi sem dúvidas uma comparação esdrúxula, eu sei.

Pois bem, falei de filmes brasileiros e filmes americanos, mas o meu preferido não é nem de um nem de outro e sim britânico. Suponho que saiba a qual me refiro, se não... falo de Harry Potter (mas por que diabos o leitor saberia?! Autor idiota. ¬¬'). E é como dizem... a magia não está apenas nas varinhas.


"Porque nos sonhos, entramos num mundo inteiramente nosso. Deixe que mergulhe no mais profundo oceano, ou flutue na mais alta nuvem."
(Dumbledore - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban)


O que estraga o cinema são as atrocidades que são lançadas vez ou outra. Um bom exemplo é o filme Crepúsculo. Cara, eu me pergunto como que uma porcaria como essa faz tanto sucesso?! Dois homens, sendo um lobisomen e um que se diz vampiro, disputando o amor de uma mortal completamente sem sal e que parece ter problemas mentais. Uma história chata e sem graça, com desfechos bem previsíveis. Quer um filme de vampiro de verdade? Assista "30 Dias de Noite". De lobisomem? Assista "O Lobisomem" com Benicio Del Toro e Anthony Hopkins. Ah, e se você que está lendo for fã de Crepúsculo, não gostou das verdades que leu e quiser me xingar... foda-se! O blog é meu, posto o que eu quiser; crie o seu, faça o que quiser dele e sejamos felizes.

Acho que tá na hora de encerrar o texto, já tá meio grande. E se você leu até aqui, das duas uma: ou o texto está bom e te interessou, ou você não tinha merda nenhuma de melhor para fazer mesmo.

"Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação." (Charlie Chaplin)

0 comentários:

Postar um comentário