Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Redes Sociais e afins

sf.: Relação estabelecida entre indivíduos com interesses em comum em um mesmo ambiente. Na internet, as redes sociais são comunidades online, em que internautas se comunicam e compartilham informações e interesses semelhantes.


Está aí uma breve explicação sobre o que são redes sociais. Vai que você é um/uma homem/mulher das cavernas e não sabe o que é, né.

Há alguns anos atrás as pessoas usavam a internet basicamente para fazer pesquisas, jogar online e vê putaria. Não que hoje em dia ainda não o façam, mas agora o pessoal quer saber mesmo é de redes sociais ou sites de relacionamento, chame como quiser. É muito difícil você achar uma pessoa que não tenha uma conta no orkut, ou twitter, ou facebook, ou formspring, ou tumblr, ou sei lá mais o que. Caso você ache, aposto que essa pessoa ou é velha, ou é um pobre coitado que ainda não foi beneficiado pela inclusão digital, que, diga-se de passagem, maldita seja.



Analisemos algumas uma a uma:

1.      Twitter:
Cena clássica do twitter

O twitter é o mundo das indiretas, dos revoltados e daqueles que querem parecer popular. Lá, qualquer um cria uma conta e sai falando um monte de besteiras, que em nada interessam em saber. Ainda tem aqueles que são obcecados pelo número de followers, que querem a todo custo aumentar e, para tanto, usam até aqueles meios ridículos como big follow e afins. Que graça tem você ter um monte de followers e os mesmos não darem a mínima para você e o que você fala? O bom é quando seus seguidores interagem como você, ora bolas.

É engraçado que qualquer coisa de diferente que aconteça ao redor do mundo, pode ter certeza: vai estar nos trending topics do twitter. Pensando bem, qualquer porcaria entra lá, nos TT’s do Brasil então.

Eu particularmente gosto de seguir pessoas que postam coisas engraçadas ou algo de útil... Se bem que eu tô precisando dar alguns unfollow’s lá.

Uma dica clichê: seguidores não se ganham, se conquistam.

2.      Tumblr:



Bem, o tumblr me parece o mundo dos apaixonados; boa parte dos posts está relacionada aos sentimentos, o pessoal lá parece que sofre de amor. E o tumblr meio que ajuda, porque ele acaba funcionando como uma válvula de escape; você expressa tudo o que você queria dizer em forma de palavras escritas e/ou em imagens. O interessante é que lá, o número de pessoas que te seguem não é mostrado para todos, só você vê, apenas mostram quem você segue (com exceção de alguns themes). Digo interessante porque sendo assim, não fica aquela “disputa de ego” para ver quem tem mais seguidores.

3.      Formspring:



Imagine um lugar onde você pudesse fazer qualquer pergunta para alguém, uma pergunta que você sempre quis fazer, mas nunca teve coragem. E o melhor, ninguém saberá que foi você quem perguntou. Imaginou?

Eis então que teremos o formspring, um lugar cheio de curiosos e anônimos. Bem, o formspring é basicamente isso. Você pergunta algo a alguém, em anônimo ou não, e a pessoa resolve se responde ou não. Não tenho muito o que dizer, criei uma conta lá há apenas dois dias!

4.      Orkut:



O orkut não é bem um mundo, ele está mais para um submundo. O submundo da falsidade. Lá, nada é o que parece ser.

Os fakes estão aí para confirmar. Cara, o que leva uma pessoa a criar um profile de alguém que não seja você mesmo? Será que a pessoa é tão feia ou odeia tanto sua vida assim, a ponto de querer se passar por outra?!

E o que falar daquelas pessoas que adoram mostrar que têm vários perfis? Tipo: “Olha, sou tão popular que tenho que criar vários perfis, porque os demais lotaram!”. Vai se fuder cara, tu adiciona qualquer um só para teu número de “amigos” aumentar.

Tem também aqueles que se conheceram num dia, e no dia seguinte já estão enviando depoimento um para o outro dizendo: “eu te amo”. Ama o caralho, deixa de falsidade, tu mal conhece a pessoa.

Enfim, o que ainda me prende lá são as comunidades que eu criei, eu gosto delas. Gosto mais ainda quando me dizem que gostaram delas. É tão legal ver um monte de gente participando de uma coisa que eu criei! :D

As comunidades, aliás, (no geral, não só as minhas) são um caso a parte. Cara, tudo, absolutamente tudo, que você imaginar, pode ter certeza... terá uma comunidade a respeito. Isso é muito louco!

Para terminar, brasileiro parece uma praga em sites de relacionamentos. Dominamos tudo. Mais da metade dos usuários do orkut são brasileiros. O twitter que se cuide, corre o risco de ser dominado também, e isso não me parece demorar muito. Nem disponibilizaram nosso idioma no site... que medo! Mas toda essa grande massa de usuários brasileiros em sites deste tipo se deve a inclusão digital, que como eu disse no início... maldita seja. Essa é minha opinião, não a julgue preconceituosa!

É.. este texto ficou deveras muito grande. Mas tenha paciência e o leia por inteiro, depois comente se concorda ou não! :)

Caso queira adicionar, seguir ou perguntar:

Orkut | Twitter | Tumblr | Formspring

0 comentários:

Postar um comentário